banner_128

Campeonatos Distritais Futebol 11 | Semana 03
As equipas Juniores, Juvenis e Iniciados
disputaram mais uma jornada esta semana
Já disponiveis os comentários dos jogos

 


taboeira

adt_juniores.jpg
Campeonato Distrital Juniores | 1ª Divisão
Zona Sul
18ª Jornada
AD Taboeira | RD Agueda
1 – 0

agueda

Rui Matos, Élio (João Nunes 58’), Saudade, Mané (Cap), Rafa, David (João Paulo 38’), Manuel Gil, Xano, Xavi (Bé 60’), Ricardo e Mica
Suplentes não utilizados: Ramiro
Marcadores: David (72’ gp)
Treinador: Pedro Mendes

Último jogo da primeira fase com a classificação já definida para as duas equipas e com o Taboeira a querer demonstrar que a posição ocupada na tabela não corresponde à qualidade do plantel nem ao futebol apresentado na maioria das partidas realizadas.
Apostando no teste de um sistema táctico diferente do habitual, assistimos a uma primeira parte mal jogada por ambas as equipas, com maus passes, má qualidade de jogo e ausência de oportunidades de perigo relevantes. Do lado do Taboeira destaque para a forma perfeita como defendemos, para um grande remate de Manuel Gil de meia distância e para uma boa oportunidade de golo por Mané na sequência de um pontapé de canto.
Na segunda parte tudo foi diferente. Ao intervalo corrigimos posições, movimentos, estratégia e acima de tudo, atitude. Do ponto de vista tático fomos uma equipa superior, cumprindo na íntegra o modelo e os princípios de jogo que caracterizam o nosso modo de jogar. Do ponto de vista defensivo reduzimos espaços e retiramos posse de bola ao adversário, o que nos permitiu ganhar preponderância em termos ofensivos através da implementação de rápidos movimentos atacantes (ataque rápido e contra-ataque). A nossa estratégia acabou por dar frutos, tendo o único golo do encontro surgido de uma grande penalidade cometida sobre Mica e posteriormente convertida por David aos 72’.

Em resumo, uma vitória bem conseguida contra um adversário difícil que nos traz os seguintes ensinamentos:

  1. Uma equipa é muito mais que a soma dos seus jogares em termos individuais. Na primeira parte fomos individualistas … 0-0 e angústia permanente … na segunda fomos uma equipa … 1-0 … bom futebol … alegria … vitória
  2. Equipa que ataca bem arrisca-se a ganhar jogos … equipa que defende bem arrisca-se a ganhar campeonatos
  3. Ser Taboeira é cerrar os dentes, fechar os punhos, dar força e união à equipa e cavalgar por cima de qualquer adversário, independentemente do nome … do estádio … da cidade ou de qualquer suposto elemento de superioridade. A SUPERIORIDADE PROVA-SE DENTRO DE CAMPO.

juniores2011

gafanha

adt_juvenisa.jpg
Campeonato Distrital Juvenis | 1ª Divisão
Zona Sul
18ª Jornada
GD Gafanha | AD Taboeira
0 – 0

taboeira

Ruben, Hugo, Guimarães (Cap), Resende, Ricky, Duarte, Meireles, Coutinho, Hans (Aidos 63’), Tiago Ressurreição (J.Ribeiro 73’) e Dani (Ruela 57’) 
Suplentes não utilizados: JP, Didi e Ruizinho
Treinador: António Carapinheira

Último jogo da 1ª fase, onde o Taboeira encontrou uma equipa que já não tinha hipótese de disputar a fase dos 1ºs, mas que mesmo assim queria roubar pontos a um adversário por eles olhado como superior e mais que os pontos em disputa, a possibilidade de dificultar o trabalho ao Taboeira era o principal objectivo. Foi um jogo controlado pela equipa visitante que não teve muitos remates mas algumas oportunidades de golo, ao contrário da equipa da casa.
Na 2ª parte o Taboeira, foi, naturalmente, á procura da vitória, não dando hipóteses de golo ao adversário mas apesar desse domínio de jogo o golo acabou por não surgir. Ainda a destacar o facto de o guarda-redes Ruben não ter feito qualquer defesa, o que espelha a consistência defensiva que a equipa tem vindo a refinar.
Altura de fazer uma revisão dos objectivos que estavam propostos inicialmente, e que acabaram por ser cumpridos, as duas equipas de juvenis atingiram a fase dos 1ºs, tendo agora a equipa mais 2 semanas de trabalho para ultimar o ataque á fase final com objectivos, que são muito ambiciosos.

juvenisA


taboeira

adt_juvenisb.jpg
Campeonato Distrital Juvenis | 2ª Divisão
Série Primeiros
3ª Jornada
AD Taboeira | UD Bustos
2 – 3

bustos

João Paulo, Carlos, Dino, Luis, Alex, Didi, Xico, Aidos, Ribeiro, Vieira (Ruben Santos 50′) e Adolfo
Suplentes não utilizados: Ruben, Gabriel, Robaldo e David
Marcadores: Aidos (48′) e Ruben (83′)
Treinador: Carlos Marujo / Renato

Neste jogo quero começar por realçar a entrada na equipa inicial de 3 jogadores ainda com idade de iniciados (Dino, Alex e Adolfo) e faço-o porque ambos estiveram em grande nível. Apesar da idade, demonstraram grande capacidade, quer física quer técnica e os seus níveis de concentração estiveram sempre no máximo, por isso, acabaram por se destacar exibicionalmente dos restantes elementos da equipa.
Propriamente sobre o jogo, fizemos uma primeira parte muito pouco conseguida, entrámos apáticos e receosos, talvez ainda consequência do resultado desastroso frente ao Lusitânia. Poderíamos e deveríamos ter feito muito mais do que fizemos, pois mesmo entrando mal na partida a equipa do Bustos nunca conseguiu criar reais lances de perigo perto da nossa baliza, acabando por obter o seu primeiro golo já no último minuto da primeira parte.
Na segunda parte e já depois de quinze minutos de psicologia no balneário, os jogadores entraram com outra atitude e com outro querer. Aidos (um dos melhores) obteve o golo da igualdade logo ao minuto 48′, a equipa estava em cima do adversário e a jogar bom futebol, notava-se que os jogadores queriam mais… queriam a vitória e estavam a fazer por isso. Só que o futebol é imprevisível e entre o minuto 58′ e o 62′, em dois contra-ataques rápidos a equipa do Bustos faz dois golos, colocando o resultado em 1-3 desfavorável ao Taboeira. Mesmo assim os jogadores não baixaram a cabeça e trabalharam bastante em busca de golos, criaram várias oportunidades e empurraram o adversário para a sua defensiva. Infelizmente esse esforço só foi recompensado ao minuto 83′ num remate cruzado de Ruben fixando o resultado final em 2-3.
Para concluir, dizer que a vontade demonstrada nos segundos 40′ deixam-nos confiantes de que os resultados positivos vão aparecer.

juvenisB


taboeira
adt_iniciadosb.jpg
Campeonato Distrital Iniciados | 1ª Divisão
Zona Sul
18ª Jornada
AD Taboeira | CD Estarreja
3 – 4

estarreja

Miguel, Gabriel (Génio 35′), Daniel (Júlio 62′), Breda (C), Trindade; João Pereira (Saragoça 35′), Filipe (Edu 53′), Marcelo; Ruben, Tavares e Joaquim (Pedro 35′)
Suplentes não utilizados: Alberto e Zé Miguel
Marcadores: Tavares (7′ e 69’) e Marcelo (14′)
Treinador: Edgar Moreto

Na última partida da 1ª fase discutíamos a vitória num jogo onde tanto a nossa equipa como o adversário já se encontravam apurados para a fase dos primeiros tendo já sido assegurada a nossa posição na tabela classificativa no 3º lugar.
O jogo começou com a nossa equipa a apresentar uma melhor atitude e maior pendor ofensivo e por isso chegou primeiro à vantagem com Tavares a concluir um bom cruzamento para a área onde aparecendo isolado. Logo de seguida o Estarreja chega ao empate através de um canto onde não soubemos afastar o perigo, voltámos a carregar e a chegar à vantagem através de Marcelo aos 14 minutos e a partir daí um novo jogo. 3 erros em 10 minutos acabaram por ser fatais e permitiram ao Estarreja chegar à vantagem de 2-4 ao intervalo.
Na segunda parte criámos mais perigo e defendemos melhor não tendo o adversário tido mais situações de golo e nós desperdiçando alguns lances de ataque. Aos 69 minutos Marcelo e Tavares foram criador e finalizador, respetivamente, de um belo lance de contra-ataque em que apenas chegou para diminuir a desvantagem.
Merecíamos muito mais nesta partida mas, tal como no jogo da primeira volta, é um Estarreja eficaz que acaba por vencer.
Parabéns a todos os que trabalharam para o Taboeira estar na fase dos primeiros, seremos iguais a nós próprios num novo desafio de um enorme grau de dificuldade.

Iniciados_distrital