Este Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi estabelecido através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, em virtude dos acontecimentos ocorridos no dia 21 de março de 1960. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, contra leis que aprofundavam o Apartheid.
O seu objetivo é mobilizar a sociedade civil para a luta contra a discriminação racial, bem como a importância da «Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial» (1965).
Em 2025 o tema assinala o «60.º aniversário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (ICERD)». Pretende promover a reflexão sobre os progressos alcançados na luta contra a discriminação racial, salientando simultaneamente os desafios atuais. É um momento para reafirmar o compromisso com a igualdade e continuar os esforços para eliminar o racismo, garantindo a igualdade de tratamento para todos os indivíduos
Não ao Racismo
